Carregando...
 

Revisão de legislação do Coned

Autor: kleymara  Published At: Seg 14 de Out, 2013 16:41 BRT  (14483 Leituras)
Créditos em cartazes, fôlders e filipetas

Coned tem novos conselheiros

Autor: ticiana.santana  Published At: Qua 17 de Jul, 2013 16:04 BRT  (16646 Leituras)

Foi publicada a Portaria do Gabinete do Ministro nº 1.341, de 5 de Julho de 2013, que nomeia conselheiros titulares e suplentes para o Conselho Editorial do Ministério da Saúde. Ao todo, são 32 representantes de 15 unidades do MS e vinculadas. O colegiado é o responsável por fazer com que se cumpra a Política Editorial do MS.

A portaria está acessível no Boletim de Serviço do MS, acessado somente por meio da intranet:
1.º) Acesse a página http://intranet.saude.gov/intranet/saude/;(external link)
2.º) Em Legislação, no canto superior esquerdo da página, selecione e clique no link Boletim de Serviço;
3.º) Uma página será aberta, o que permitirá a consulta por nome ou por ano, a partir de junho de 2001;
4º ) Em breve estará disponível o acesso às edições do Boletim anteriores a junho de 2001.

Comitê Consultivo da BVS MS se reúne pela primeira vez fora do Coned

Autor:   Published At: Qui 21 de Mar, 2013 16:32 BRT  (18673 Leituras)

Integrantes discutem sobre contribuições na atualização do site


A primeira reunião do Comitê Consultivo da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde (BVS MS), fora do Conselho Editorial do MS (Coned), foi realizada em 13 de março, no próprio MS. Na ocasião, técnicos da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE) mostraram aos integrantes do comitê a importância da colaboração das áreas técnicas com informações para a atualização dos conteúdos disponibilizados. Foi discutida, também, a necessidade de revisão do texto da Portaria 289/2005, que institui o comitê.

O site da BVS MS permite o acesso a milhares de documentos técnico-científicos em texto completo e fontes diversificadas de informação em saúde. Esses arquivos encontram-se disponíveis para pesquisa e consulta. Além desse material, há outros que necessitam ser atualizados constantemente, como notícias, dicas e eventos em saúde, e ainda as áreas temáticas, que tratam de assuntos específicos, tais como saúde suplementar, alta complexidade, promoção da saúde e outras. De acordo com a equipe da BVS MS, para que os conteúdos estejam sempre atuais e corretos, há que se estreitar as parcerias com as áreas técnicas do MS e entidades vinculadas, cujos interlocutores, neste momento, serão os integrantes do comitê consultivo da BVS MS. O comitê trabalhará para que o fluxo de produção e disponibilização dos conteúdos seja mais eficiente e a informação chegue ao usuário com maior qualidade e rapidez.

A reunião contou com a participação de 14 pessoas, entre representantes das secretarias do Ministério da Saúde e entidades vinculadas.

As cores no processo de impressão II

Autor:   Published At: Sex 25 de Jan, 2013 16:19 BRST  (25711 Leituras)

Conheça as indicações para impressão

Na dica anterior, definimos os conceitos de monocromia, bicromia, tricomia e policromia. Esta semana explicaremos como são feitas as indicações para impressão.
No caso da policromia, a indicação é feita sob a nomenclatura 4/4 (ou 4x4 - quatro por quatro), onde cada número indica um lado da folha a ser impressa – então, quando o material for impresso em quatro cores nos dois lados da folha, usa-se 4/4 (ou 4x4).
No caso de haver impressão em um único lado da folha, a nomenclatura é indicada como 4/0 (ou 4x0 – quatro por zero).
As variações acontecerão dependendo da quantidade de cores utilizadas na impressão. Quando a impressão ocorre em policromia em um dos lados da folha e em monocromia (por exemplo), no verso, utiliza-se a nomenclatura 4/1 (ou 4x1 – quatro por um), ou seja, os números indicam a quantidade de cor a ser utilizada em cada um dos lados. Surgem, assim, as denominações 3/1 (ou 3x1- três por um), 2/2 (ou 2x2 dois por dois) e assim por diante.

Produção:
Secretaria Técnica do Conselho Editorial do Ministério da Saúde (Coned)

Colaboradores:
Equipe Técnica da Editora MS
Equipe de Comunicação da CGDI
Equipe da Terminologia
Membros do Coned

As cores no processo de impressão

Autor:   Published At: Sex 18 de Jan, 2013 16:18 BRST  (21929 Leituras)

Conheça as nomenclaturas

O processo de impressão varia conforme a quantidade de cores utilizadas no material a ser impresso.
Quando são usadas mais de três cores, ou quando uma determinada cor requer uma mistura especial para chegar no tom desejado, que empregue acima de três cores, utiliza-se a denominação policromia. Já a monocromia é a impressão feita somente com uma cor.
Para a publicação em que são usadas duas ou três cores, utiliza-se, respectivamente, as denominações bicromia e tricromia.


Produção:
Secretaria Técnica do Conselho Editorial do Ministério da Saúde (Coned)

Colaboradores:
Equipe Técnica da Editora MS
Equipe de Comunicação da CGDI
Equipe da Terminologia
Membros do Coned

Contratos de pequenas e grandes tiragens

Autor:   Published At: Qua 19 de Dez, 2012 16:07 BRST  (21882 Leituras)

Obras impressas por diferentes tipos de contratos: o de pequenas e o de grandes tiragens
Os primeiros critérios a serem verificados nas publicações são o número de páginas do arquivo a ser impresso e a tiragem total de páginas a serem impressas. Com esses dados, a Editora MS avalia o tipo de impressão mais econômica, se offset ou digital.
Para cartazes e fôlderes, por exemplo, mesmo com tiragem acima de 5 mil exemplares, média utilizada como parâmetro para grandes tiragens, será feito o orçamento com os dois tipos de impressão, pois, apesar de a tiragem ser elevada, a quantidade de páginas impressas é reduzida.
Notem que não se fala aqui da tiragem total de exemplares e sim da tiragem total de páginas a serem impressas.
Caso o formato da publicação não se enquadre em nenhuma das modalidades previstas nos contratos, e não haja possibilidade de alteração, a impressão deverá ser feita, excepcionalmente, pela Coordenação-Geral de Material e Patrimônio (CGMAP/SAA/SE).
O tipo de papel solicitado deve ser avaliado, para verificar sua previsão nos contratos disponíveis. Para impressão caracterizada como pequena tiragem, com papel em desacordo com o tipo estabelecido no contrato, a Editora MS negociará a troca do papel com a área demandante.
O tipo de papel somente justificará a mudança de contrato quando se tratar de obra com padrão já definido em publicação anterior.


Produção:
Secretaria Técnica do Conselho Editorial do Ministério da Saúde (Coned)

Colaboradores:
Equipe Técnica da Editora MS
Equipe de Comunicação da CGDI
Membros do Coned

Planilha de Distribuição

Autor:   Published At: Seg 30 de Jul, 2012 10:47 BRT  (18439 Leituras)

Saiba o que é edição em publicações periódicas

No caso de uma publicação periódica, edição e número são sinônimos. A edição é um número sequencial no período de um ano, ou seja, mudando-se o ano, a numeração é reiniciada.
Existe também a possibilidade de edições especiais. Isso ocorre quando se foge à periodicidade da publicação, ou quando se trata de um assunto ou evento específicos, algo atípico ao padrão do periódico.

Produção:
Secretaria Técnica do Conselho Editorial do Ministério da Saúde (Coned)

Colaboradores:
Equipe Técnica da Editora MS
Equipe de Comunicação da CGDI
Membros do Coned

Publicações II

Autor:   Published At: Sex 20 de Jul, 2012 10:43 BRT  (23285 Leituras)

Saiba a diferença entre edição, reedição e reimpressão para publicações não periódicas

Edição: quando uma obra é impressa pela primeira vez, tem-se a 1ª edição. Cada vez que houver uma reedição da obra, haverá, então, uma nova edição.
Reedição: ocorre quando o autor de uma obra já impressa modifica o conteúdo substancialmente, acrescenta ou suprime textos e faz uma impressão desse material modificado. Nesse caso, tem-se a 2ª, 3ª ou a numeração de edição que vier na ordem sequencial.
Uma edição revista e ampliada – pode ou não ser a 1ª – é aquela que passa por uma revisão textual ou de conteúdo, sem mudanças significativas.
Reimpressão: trata-se de uma nova impressão de edição já publicada, sem que haja nenhuma alteração no conteúdo.
Na capa das publicações, não deve conter a informação de que uma obra está em sua primeira edição. No entanto, em qualquer impressão ou edição subsequente, a informação deve sim constar na capa, a fim de informar o leitor sobre o tipo de alteração feita no conteúdo.

Produção:
Secretaria Técnica do Conselho Editorial do Ministério da Saúde (Coned)

Colaboradores:
Equipe Técnica da Editora MS
Equipe de Comunicação da CGDI
Membros do Coned

Publicações

Autor:   Published At: Sex 13 de Jul, 2012 11:23 BRT  (23082 Leituras)

Saiba a diferença entre publicação periódica e não periódica

Publicações periódicas são obras editadas em números ou fascículos, com periodicidade predefinida, com um título comum e permanente. São exemplos revistas, jornais, diários, boletins, anuários.

Os periódicos recebem um número de ISSN (International Standard Serial Number), identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada.
As publicações não periódicas são editadas de forma avulsa, não havendo previsão de continuidade, como livros e folhetos.

As obras sem periodicidade são objeto de ISBN (International Standard Book Number), um sistema internacional padronizado – identificador numérico para publicações impressas, eletrônicas e softwares.

Produção:
Secretaria Técnica do Conselho Editorial do Ministério da Saúde (Coned)

Colaboradores:
Equipe Técnica da Editora MS
Equipe de Comunicação da CGDI
Membros do Coned

Primeira capa

Autor:   Published At: Sex 29 de Jun, 2012 11:22 BRT  (22151 Leituras)

Saiba quais são os itens obrigatórios na primeira capa

A primeira capa é a face externa da publicação, popularmente conhecida como capa, que deve conter:
- o nome das instituições responsáveis pela obra – no caso desta instituição, Ministério da Saúde
- título e subtítulo (se houver)
- local e ano de publicação.

Produção:
Secretaria Técnica do Conselho Editorial do Ministério da Saúde (Coned)

Colaboradores:
Equipe Técnica da Editora MS
Equipe de Comunicação da CGDI
Membros do Coned

Cadastro [toggle]

Para maiores informações sobre o Coned e/ou para solicitar seu registro, por favor encaminhe e-mail para Setec.coned@saude.gov.br com seu nome completo, e-mail, telefone, área/instituição.